Agenda Cultural:

CCB 10 de Outubro 2003-14 de Março de 2004 : Exposição Corpus, visões do corpo na colecção Berardo

A Colecção Berardo tem sido objecto de várias exposições, resultado de selecções curatoriais que privilegiavam leituras históricas ou, pelo contrário, pontos de vista pessoais sobre este vasto acervo.
A presente exposição toma como fio condutor a representação do corpo, objecto de estudo e reflexão dos artistas desde a antiguidade, e campo importante no âmbito da Colecção Berardo. Trata-se, assim, de pôr em confronto obras de períodos diferentes mas que, nos conjuntos temáticos reunidos, contribuem para estimular a reflexão sobre o corpo e a corporalidade, em sintonia com alguma da reflexão crítica que tem acompanhado a cultura contemporânea.

Esta visão diagonal propõe ao visitante um diálogo estimulante com diferentes formas de pensar o corpo – desde a visão idealizada da Pop Art, passando pelas metamorfoses do corpo no surrealismo, ou o tratamento dramático da auto-representação. No catálogo da exposição, que inclui textos de Margarida Veiga e de José Bragança de Miranda, as cerca de 80 obras escolhidas são acompanhadas por textos que enquadram as propostas de articulação temática.

Pavilhão Atlantico : Concerto dos Lamb

Portugal foi escolhido para encerrar a digressão promocional do novo álbum dos Lamb "Between Darkness & Wonder", cujo lançamento teve lugar no passado mês de Novembro. O duo de Manchester, composto por Louise Rhodes e Andy Barlow, assume uma relação quase umbilical com o país que lhes atribuiu as primeiras capas de jornais e revistas, os primeiros galardões de ouro e platina e o airplay massivo das rádios, tendo constituído "Gabriel", o grande êxito de "What Sound", o tema mais tocado nas rádios portuguesas em 2002.
Este novo registo parece querer regressar às origens dos Lamb, recuperando a linha melódica do seu primeiro disco, esquecendo um pouco o lado mais electrónico de Andy Barlow para dar espaço à voz e letras de Louise. A simplicidade é o objectivo que os Lamb procuram alcançar com este disco. Deixar fluir a composição das canções, sem preocupações ou pressões, dando espaço para expressar com maior autenticidade uma série de emoções e sentimentos.
Em jeito de celebração da quadra natalícia, este tão aguardado concerto, promete proporcionar aos muitos fãs portugueses um espectáculo inesquecível.
1ª parte: Damien Rice
Pavilhão Atlântico
Dia 19, Sexta-Feira às 20h30



Sem comentários: