Apontamento VI

Há filmes que eu vi quando sairam e que me recordo de ouvir os meus pais dizerem: granda filme! e eu pensar: granda seca.
E agora que os revejo percebo que tinham razão, percebo que na altura ainda não tinha vivido o suficiente para perceber certas coisas ou ter sido tocada por elas. E imagino que daqui por uns tempos, se calhar, muito provavelmente, serei capaz de os entender melhor ainda.
E com tudo isto concluo que estou a ficar velha e isso não é de todo bonito de se ver ;)
Apontamento V

Ainda temos idade para andar de mão dada?
Meus amores, minhas queridas, as eternas metades de mim.
Fazem-me falta.
Cansa-me ter saudades vossas, ainda que as prefira a não vos ter nas veias quase desde que me conheço.
Temos sempre idade para dar as mãos...
Agenda Cultural de Verão


...pois é, parece que foi desta que o sol resolveu mostrar o ar da sua graça e trazer de vez o verão para os boletins metereológicos. E com o verão chegam também as férias e os dias que, em tempo de aulas e trabalho, eram passados num rodopio dão lugar a dias longos cheios de "nada para fazer" .
Mas a verdade é que não há férias que resistam à preguiça e ao súbito "dolce fari niente" tão característico da época balnear. Portanto, é aqui que eu entro para vos por a par de alguns eventos que poderão preencher os vossos serões e animar um bocadinho as vossas férias.

O cinema parece ter sido o feliz contemplado deste ano com festivais, ciclos e reposições por toda a parte:

Um Ano de Cinema - Uma semana para ver ou rever, no cinema Nimas, alguns dos melhores êxitos de 2006. De 5 a 11 de Julho.

Cinema na Esplanada - A cinemateca volta a presentearnos com as "Noites na Esplanada".Este ano, o tema é a praia e uma diversidade de filmes expõe esta atmosfera tão característica da estação estival. De 5 a 28 de Julho.

Drive-In - É de louvar esta iniciativa do Forum Montijo que, pelo segundo ano consecutivo, realiza no parque de estacionamento do Retail Park o drive-in com uma excelente programação . A entrada é livre e as sessões são diárias às 21h30, de 6 a 25 de Julho.

Festa do Cinema 2007 - O estádio do INATEL abre as portas para exibir o melhor cinema e aquecer ainda mais as longas noites de Verão. Num total de 13 filmes a ser exibidos de 28 de Julho a 11 de Agosto.

Exposições:

O Corpo Humano Como Nunca Viu - Continua em exibição, até dia 30 de setembro, esta exposição que reúne 17 corpos reais, preservados mediante uma técnica que consiste na desidratação dos tecidos, utilizando silicone. Nas nove salas que albergam a exposição é possível conhecer melhor a anatomia humana, nomeadamente os sistemas nervoso, respiratório, reprodutor e digestivo. Eu já lá estive e vale muito a pena mesmo para quem nunca teve nenhum contacto com a fisiologia ou anatomia do corpo humano.

Museu Colecção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea no CCB

No teatro:

Urgências 2007 - A realizar-se pela terceira vez no. O espectáculo é composto por peças curtas escritas por alguns dos mais notáveis jovens dramaturgos portugueses mas também com a participação de autores de outras áreas como o jornalismo, a música ou o guionismo. Cada um destes autores escreveu uma peça curta que responde à pergunta "o que é que tens de urgente para me dizer?". O conjunto dessas peças deu origem a um novo espectáculo. Directo, rápido, actual - estes são alguns dos adjectivos que se poderiam aplicar a este espectáculo que é, acima de tudo, urgente. De 5 a 29 de Julho.

Os Melhores sketches dos Monty Python - Os actores José Pedro Gomes, António Feio , Miguel guilherme, bruno Nogueira e Jorge Mourato prestam a devida homenagem aos génios que lhes ensinaram boa parte daquilo que sabem sobre comédia, sobre o lado bonito da vida e sobre a arte de evitar ser esmagado por um pé gigante vindo sabe-se lá de onde, numa sucessão imparável de sketches clássicos dos Monty Python, traduzidos e adaptados por Nuno Markl". A partir de 18 de Setembro de 2007 no casino Lisboa.[ Um miminho especial para ti que és fãs destes senhores ;)]

A não esquecer os festivais de verão e as festinhas por todas as praias deste nosso Portugal...

Para os que ainda não tiveram a sorte de entrar de férias resta-me desejar um bom trabalho, bons exames ou o que for... e esperar que ainda assim, consigam aproveitar algumas destas sugestões.