Curiosidade:


Sabiam que os hipermercados não tem livro de reclamações?
(Diz um funcionário do jumbo do Almada forum)


Facto :

Sempre que sentir os seus direitos, enquanto consumidor, ameaçados, exija o livro de reclamações - a forma mais imediata e civilizada de resolver a situação.
É um meio simples e sem custos para denunciar um mau serviço, mas se lho recusarem, reclame para a entidade reguladora."
(Diz a DECO)


Especial atenção para a parte “a forma mais imediata e civilizada de resolver a situação”. Parece-me a mim que estes estabelecimentos são tudo menos civilizados na resolução de problemas que implicam (in)satisfação dos clientes, uma vez que para além de não existirem livros de reclamações, quando os há nem sempre as queixas tem projecção, e diz a DECO novamente “Apenas um senão: nenhum organismo fiscalizador de estabelecimentos obrigados a ter livro de reclamações nos quis facultar detalhes sobre o seguimento dado às queixas por si recebidas.” Resumindo, ou os clientes do Jumbo e outros que tal, estão 100% satisfeitos com os serviços (não me parece ser esse o caso, por experiência própria), ou então estamos perante um caso de violação dos direitos do consumidor .

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