O que é nacional, (nem sempre) é bom


Estava a comentar o post da yuka sobre os "Morangos com Açucar" e achei que o assunto merecia mais do que um simples comentário.
Intriga-me como é que tanta gente vé os Morangos com Açucar, aliás a TVI em geral. Será falta de coisas para fazer?Falta de FOX? Sic Mulher? AXN??e os outros 40 e tal canais da TV cabo e Cabovisão?Ler um livro (como me diz a minha mãe)?Rebentar bolinhas de plástico, não?qualquer coisa é melhor!
Dos reality Shows em série ao telejornal, isto sem falar nos programas altamente didácticos, da TVI só gosto do site, do espaço sobre os eventos culturais da semana e dos bons filmes (alguns) que passam de madrugada, portanto, a horas muito apropriadas para quem trabalha e tem bioritmos ditos "normais" . Mas é de louvar o esforço do senhor José Eduardo Moniz em apoiar a ficção portuguesa e ajudar a criar actores com problemas de dicção e novelas com nomes de músicas. Deduzo que, ou os senhores da TVI não têm imaginação, ou o objectivo é daqui a 20 anos termos letras de músicas completas ao juntar os títulos das novelas.
A verdade é que a nossa televisão anda um tanto ou quanto pobrezita e todos os dias dou graças à cabovisão (o seu único mal é mesmo o preço das chamadas) pela maravilhosa programação da FOX e outros que tal.
O que não entendo, é que se as estações independentes foram criadas com o intuito de dinamizar e melhorar o panorama televisivo português, que por altura da sua criação estava reduzido à tevevisão do estado, porque é que (a meu ver) a RTP (1 e 2) nunca deixou de ser a estação televisiva portuguesa com mais nível/qualidade.
É claro que a RTP chegou onde chegou pois teve que inovar face à concorrência que, durante os primeiros anos, até esteve à altura das expectativas. Quem é que não se lembra da "Caça ao Tesouro" com a Catarina Furtado na SIC, sempre era melhor que o "Fiel ou Infiel", mais que não seja porque a Catarina Furtado é gira, porque havia uma componente cultural interessante e porque é preferivel ouvir os comentários parvos da Rita Blanco aos do apresentador do Fiel ou Infiel...quer dizer, se calhar não. Depois, na TVI tivemos...humm, não me lembro de nenhum agora, mas deve ter sido exibido algo de bom concerteza, para além da missa...lol, é verdade, a missa! vejam só a coerência desta estação televisiva.
Como diria o meu querido, "a acusação descansa". Vou pegar no comando, ligar-me à FOX e esquecer-me que na sic está a dar a Floribela (não digam a ninguém, mas a sic foi buscar a ideia da novela ao Brasil, shhh) e na TVI a Manuela Moraguedes, que dispensa apresentações.


PS: Assinantes da TVcabo, rumores há de que a Sic Mulher irá dar por encerrada a sua emissão nos próximos tempos. Revoltem-se, desloquem-se em prosição até Carnaxide e exijam um acordo. A Oprah merece viver!

Boys and girls, We'll Be men and women Soon


Já não temos acne mas temos outras preocupações. Já não morremos de amor a cada instante, mas remoemos paixões antigas. Ainda não trabalhamos 12 horas por dia, mas temos que estudar para os exames . Já não somos adolescentes, mas também não me sinto adulta, nem tão pouco preparada para a vida "de crescida". Assusta-me o que quer que seja que envolva a cláusula "para toda a vida" e por vezes prefiro adoptar uma atitude moderada de deixa-andar-com-objectivos (tenho para mim que quem defendeu que ser adolescente era difícil, morreu antes de atingir este limiar).
É o final do ano escolar, como todos os finais, a repercutir-se em mim, a fazer-me reflectir , pensar no balanço e a respirar depois de duas semanas que se revelaram mais cansativas que acartar sacas de batatas nos himalaias.
Com algumas mazelas, sem latinhas e com uma factura de telefone astronómica para pagar (a internet a assumir um papel importante na vida social), (sobre)vivi aos intempérios da vida académica e não académica, pior, da vida académica e não académica sem computador! Os devidos a
gradeçimentos à lata jurássica residente no quarto da Paula, que ela carinhosamente apelida de "computador" .

Quase um ano depois a sensação que fica,citando a minha querida Lurdes, é a de que " O caminho é longo e a porta está aberta, as asas mais soltas e o coração mais leve. Agora so falta aprender a voar"

...voltei (pelo menos de vez enquando) ;)